domingo, 8 de julho de 2012

Ovo atravessado (hipocalcemia)


         Esta é uma doença fisiológica que afeta as fêmeas. Todas as épocas existem criadores que se queixam de perder fêmeas com ovos presos ou atravessados. A causa disto é quase sempre reprodutores em má condição física aliada a uma falta de cálcio na fêmea devido a posturas demasiada e intensa sem a reposição correta de cálcio..

         A hipocalcemia (falta de cálcio no sangue) surge facilmente quando a fêmea tem de ir buscar e mobilizar as reservas de cálcio nos ossos para a formação da casca do ovo. Quando mantidas em gaiolas as aves devem ter sempre disponível um bloco de minerais ou então concha de choco (bloco) sendo essa fonte e a  luz solar direta geralmente meio caminho andado para evitar a perda de fêmeas deste modo.

        Mesmo assim quando notamos que uma fêmea em postura está em dificuldades, se aninha no ninho encolhida e está pouco ativa podemos recorrer a um remédio muito eficaz que consiste numa solução de Cálcio líquido a 10% (que podemos adquirir na farmácia), 1 colher de café de açucar (ou glucose) duas gotas de AD3EC e uma gota de colina para 50ml de água (um bebedouro normal). Esta mistura aplicada no bico da fêmea e colocar esta num local aquecido durante algum tempo produz geralmente resultados imediatos, pois a mistura de Cálcio com a vitamina D3 e açúcar é rapidamente absorvida repondo os níveis normais no sangue e alem de facilitar a contração muscular para que o ovo saia, uma vez que o cálcio além de ter papal preponderante na formação do ovo, também tem na parte das contrações musculares que fazem a fêmea botar, ou seja, um nível baixo de cálcio acarretará em um ovo mole no interior de uma fêmea que não terá contrações suficientes para escoar o ovo.

        Quem tiver problemas em encontrar cálcio líquido pode usar cálcio em pó dissolvido na água, o que se arranja facilmente raspando uma concha de choco para dentro de um bebedouro. Quase sempre dá bons resultados e em casos menos graves se colocarmos a fêmea logo no ninho dentro de pouco minutos o ovo está posto e o assunto resolvido. É um bom método continuar a fornecer cálcio e AD3EC na água de bebida durante mais 2 a 3 dias. Nestas situações a fêmea pára de pôr geralmente por uns dois dias, o que não é de se estranhar, devemos mesmo fazer com que esta estacione a postura separando o casal ou tirando os ninhos pois puxar mais pela fêmea enfraquecida não trará bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!