domingo, 8 de julho de 2012

Parasitas nas penas (Piolhos e Ácaros)



         Os parasitas são seres que vivem à custa de outro sem benefício deste, chegando em alguns casos a prejudicá-lo seriamente. No caso das aves podemos distinguir dois grupos distintos de parasitas: ectoparasitas (exteriores) ou endoparasitas (interiores).

         Os ectoparasitas são sobretudo ácaros, vulgarmente chamados de piolhos, embora os piolhos não sejam ácaros. Na verdade estes seres são da família das aranhas e algumas Espécies afetam as aves. Existem dois tipos principais de ácaros; os vermelhos e os amarelos de maiores dimensões. Uma ave afetada se coça frequentemente e pode até mesmo perder penas. Não são especialmente preocupantes mas incomodam muito as aves. São fáceis de combater se limparmos bem os ninhos após cada postura e colocarmos algum produto específico para desinfectar o material de ninhos usado ("Acariasma" da AviZOON, por exemplo). Um spray aplicado sobre as aves sempre que por necessário ou, como prevenção antes de cada postura também funciona. Este tratamento deve ser feito com certa frequência. O banho também é muito importante para a higiene das aves e contribui muito para combater os ácaros.


          Há também um outro tipo de ácaro que causa uma doença conhecida como face escamada e pernas escamadas, estas sim, são mais difíceis de combater e exigem o uso de medicamentos como a "Ivermectina" ou "Scatt", os mesmos que podemos usar para combater aos ácaros internos dos sacos aéreos, tão frequentes em Diamantes-Gold. Estes tratamentos são feitos por aplicação tópica de uma dose de um destes produtos repetindo todos os 21 dias para atingir os ácaros adultos e ovos que nasçam nesse período.

          Além dos ácaros existem outros - endoparasitas, geralmente com alvo intestinal. Os mais comuns são os ascarídeos, frequentes em algumas espécies. Existem desparasitantes que são aplicados na água em duas aplicações espaçadas de 21 dias. Os sintomas nem sempre são evidentes e podemos recorrer a uma análise das fezes por um veterinário. Eu uso dois tratamento anuais um antes da época de reprodução outro antes da muda porque as aves que usualmente saem de casa para os torneios, ou treinamentos estão em contato direto com outras aves, com insetos e também aves que por ventura se encontrem soltas, no caso de um treinamento na natureza, sendo que estas podem ser portadoras destes parasitas. Só em casos excepcionais (com exame veterinário positivo) realizo mais desparasitações. 

..........O exame parasitológico é extremamente simples e pode mesmo ser feito em casa com conhecimentos mínimos de parasitologia e práticas laboratoriais, de qualquer modo não é uma coisa cara e caso seja negativo o que gastamos com o exame é o mesmo que gastaríamos com uma desparasitação, com a vantagem de que poupamos as aves de um tratamento químico desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!