domingo, 8 de julho de 2012

Problemas com os pés



         Um dos problemas rotineiros observados em criações de passeriformes é lesão nas patas e nos pés. Como sinais clínicos destas lesões, dependendo do agente causador, podemos observar claudicações, manifestações de dor, coloração avermelhada em articulação, prurido, inchaços das articulações descamações da pele e até sangramento. Para se chegar a um diagnóstico do problema é preciso uma avaliação conjunta dos seguintes fatores: observação atenta da gaiola onde a ave se encontra alojada, a qualidade do alimento fornecido e exame clínico completo da(s) ave(s), analisando além dos órgãos afetados, outros sistemas, para se verificar se o quadro é localizado ou sistêmico. 

         Diversas são as causas, infecciosas, distúrbio metabólicos, traumáticos, deficiências nutricionais, alterações comportamentais, neoplasias, ação por agentes físicos. Irei escrever brevemente sobre os mais comuns, que são: agentes infecciosos (bacterianos, fúngicos, virais ou parasitários), traumatismos, deficiências nutricionais, distúrbios metabólicos. 

         1) Origem traumática – Pode ocorrer por traumas nos poleiros, com fissuras na pele do coxim plantar (almofadinhas que as aves possuem embaixo de cada dedo) seguida de infecção bacteriana secundária. A presença de ave agressiva dentro de uma gaiola junto com outra ave, ocasionando traumatismo desta última. Automutilação por stress. Colocação de anilhas fora do padrão com constrição da perna e conseqüente necrose tecidual chegando à perda do pé sendo que todas essas fissuras viram portas de entrada para as bactérias. Fraturas também podem ocorrer. 
         2) Origem metabólica – A gota articular geralmente acomete as articulações dos coxins plantares (dedos) e tíbiotarso-metatarseana. Provocada pela deposição de ácido úrico nestes pontos. Comuns em dietas ricas em proteínas, no caso aves que se alimentam excessivamente de larvas.
         3) Origem infecciosa – Quadros de pododermatites :
A ) Bactérias – agente como Staphylococcus aureus, agente mais freqüente, Pseudomonas aeruginosa, Mycobacterium tuberculosis, geralmente associados a processos primários. Diagnosticados com base em cultura, biópsia e citologia. 
B ) Fungos – Aspergillus, Dermatophyto. Podem atuar como agentes primários ou serem secundários a processos imunodepressivos. Podem estar associados à infecção bacteriana. 
C ) Virais – Provirus (Bouba aviária), Herpes virus, Papilomatode. Diagnóstico mais difícil pela natureza do agente e o tipo de material a ser coletado. 
D ) Agentes parasitários – Knemidocoptes sp. Geralmente provocam quadros de prurido intenso nos pássaros e descamação de tecido. 

         4) Deficiências nutricionais – deficiências de zinco, manganês, vitamina A, ácido fólico, biotina que podem ser cause de lesões na pele. Alimentação desbalanceada em termos de cálcio e fósforo, que podem dar causa à fraturas. 

8 comentários:

  1. estou com um trinca ferrro que nao esta abrindo os dedos depois que coloquei em uma gaiola grande .e durante a noite ser assustou e caiu no fundo da gaiola e so fica com os dedos fechados e tem os movimentos dos dedos mais nao abre alguem pode me ajuda?

    ResponderExcluir
  2. estou com um trinca ferro que nao ta abrindo os dedos depois que coloquei em uma gaiola grante e durante anoite acho que se assustou e caiu no fundo da gaiola e depois disso nao abre mais os dedos e ele ta com os movimentos dos dedos mais nao abre alguem pode me ajuda ?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Tenho um trinca ferro que depois de três anos está nascendo como se fosse um calo na lateral dos dedos, passei uma pomada a base de antibiotico e não resolveu, que devo fazer? Meu e-mail é: bira@melodia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho um trinca ferro,que está com problema para subir no puleiro,ele so fica no fundo na gaiola na maioria das vezes,fiz um tratamento para as patas, com uma pomada chamada "DOLEMIL",tive um resultado muito bom..Mas so que ele está com esse problema,alguém sabe o que pode ser.Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite
    Tenho um trinca que está com uma bolha a 20 dias.
    Mais já passei Nebacetin e dei sulfamicida ..
    Não resolveu.
    Vc poderia me ajudar ???

    ResponderExcluir
  6. O importante é você colocar sempre um coleiro mais fino dentro da gaiola medicação você pode estar utilizando o avitrin antibiótico com um coleiro mais fino no local onde ele mais posa ele exercitar a o fechamento da Moleka assim não permitindo que o pássaro perco os movimentos JH do pássaro de fibras origens o futuro chegou a paciência é tudo.

    ResponderExcluir
  7. Meu trinca nao abre os dedos mais . alguem pode me indicar um remedio?

    ResponderExcluir
  8. Vc conseguiu receber alguma resposta sobre o seu trinca ferro nso abrir os dedos? O meu também está assim.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!