sexta-feira, 6 de julho de 2012

Apresentação


Trinca Ferro - Pixarro - Papa Banana - Boiadeiro
    
Bom pessoal, meu nome é Matheus, sou natural de Campinas-SP e sou formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras-MG. Tenho 28 anos e minha vida na área dos pássaros iniciou-se em 1993 quando aos 9 fui a uma exposição de canários e ganhei de um dos criadores um canarinho vermelho mosaico macho, era  véspera de Copa do Mundo e Taffarel vivenciava sua melhor forma física e profissional, como sempre gostei muito de futebol minha mãe me deu a ideia de batizá-lo de Taffarel. O pequeno canoro tinha defeito em uma das patas mas este, não tirava sua disposição... Ahhhh e como cantava Taffarel... 

         Com aquele incentivo em 1994 comecei a adquirir canários de cor me cadastrando na UCCC - União dos Criadores de Canários de Campinas - sob registro de sigla GG-043, a paixão só aumentava e o quarto de despejos que possuíamos em casa passou então a dar espaço para um criatório que foi preparado com muito carinho para receber os casais. Porém em 1997 em um passeio com meu pai encontramos um antigo amigo dele que estava com um coleirinha cantando muito bonito, seu nome era Mandiba e após conhecer a ave ele deu a meu pai uma pequena explanação sobre os torneios que aconteciam dominicalmente em uma escola próxima a minha casa, não deu outra, naquele mesmo final de semana lá estávamos, meu pai e eu para assistir e se encantar com a modalidade ate então desconhecida por mim.

         Meu pai, apaixonado como eu, naquele mesmo torneio já adquiriu um coleirinha com o nome de Destak, que havia se classificado em 5º lugar naquela ocasião com a expressiva marca de 46 cantos, sendo para mim o prestigio a aquisição pois com ele veio o meu primeiro troféu, estava então, aos 13 anos,  feita a minha  maior alegria com as aves desde o presente de Taffarel. No torneio seguinte mais uma aquisição, coleiro Cruel e com ele mais um troféu, sendo desta vez de 3º lugar com 86 cantos, Destak nesse torneio também me daria a primeira decepção por não ter repetido o feito de Domingo anterior.

        O tempo foi passando, e hoje, com 28 anos e ao longo de 15 vivenciados rotineiramente Domingo a Domingo nos torneios de coleiros e trincas, muitas alegrias e decepções tenho no curriculum, graças a Deus, mais alegrias, e é com essa curta bagagem que resolvi começar registrar um pouco dos meus Domingos e criar um espaço para os amantes do Trinca Ferro, Pixarro, Papa Banana, Boiadeiro, seja la qual for o dialeto de sua região e também para os amantes dos Coleiros, também conhecidos como, Coleira, Papa Arroz, baiano, Paulista, Flecha, Papa Gola. Aqui tentarei passar notícias dos torneios visitados por mim, informações que julgar ser importantes a vocês que acompanharem as postagens, e também dicas de manejo, alimentação, preparo para os torneios, enfim, um ambiente para nos integrarmos e discutir sobre um hobby tão gostoso que está cada vez mais conhecido, visitado e amado por milhares de criadores sejam eles de origem amadora ou comercial...

       Vale ressaltar que devemos sempre manter em cativeiro, aves adquiridas através de criação preservacionista, cadastrada no SISPASS ou com sua respectiva nota fiscal, somente assim estaremos 100% dentro da lei... Nosso lema aqui sera levar adiante discutir sobre os pássaros, duvidas e informações...

      Não crie caso, crie pássaros...


4 comentários:

  1. Muito linda sua história! E como em tudo o que vc faz tem amor e dedicação, por isso dá tão certo! Tenho muito orgulho de vc! Mil beijinhos e que este blog traga bons frutos a vc, meu amor!

    ResponderExcluir
  2. COMENTAR AQUI ALGO QUE VARIOS JA SABEM..... SUA REFERENCIA NA CRIAÇÃO DE TRINCA-FERRO E COLEIROS, SERIA UMA INJUSTIÇA NAO TER OS EXITOS OBTIDOS NESSES ANOS TODOS Q VC TEVE, SUA HISTORIA MOSTRA A REALIDADE DE MUITOS MAS Q SO COM AMOR PRAZER E DEDICAÇÃO Q RESULTA NESSAS CONQUISTAS. VC MERECE ISSO E MUITO MAS, MATHEUS UM ABRAÇO DE QUEM DE ADMIRA ......FLAVIO MODESTO!!

    ResponderExcluir
  3. parabéns matheus pelo blog assim vou poder cuidar melhor dos meus pupilos um abraço e boa sorte rodrigo datena

    ResponderExcluir
  4. Matheus moro no rio estou tentando me cadastrar no ibama e na sispass.quero começar a criar trinca mas não sei por onde começar,pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão!