domingo, 8 de julho de 2012

Verminose - vermifugação


        As verminoses são comuns e podem levar as aves inclusive à morte. Os nematóides (vermes redondos) mais comuns e mais patogênicos para os psitacídeos e passeriformes são os Ascaris e a Capillaria, que parasitam o sistema digestivo (intestino principalmente). As aves com verminose podem não apresentar sinais clínicos (sintomas) se a infestação for baixa ao passo que outras aves, quando infectadas apresentam emagrecimento, má absorção do alimento, crescimento retardado nos filhotes, diarreia, fezes escuras e sanguinolentas e morte. A grande quantidade de Ascaris pode causar a obstrução do intestino e a presença de Tênias de aves também podem ser diagnosticadas nas aves doentes e fracas.
        O diagnóstico das verminoses é feito pelo exame microscópico de fezes, que deve ser solicitado a um veterinário. A desverminação deve ser feita anualmente ou conforme orientação veterinária. Os vermífugos utilizados são os mesmos usados em humanos e animais domésticos, o que muda é a dose e freqüência da aplicação do vermífugo. A sobredose de anti-helmínticos pode causar intoxicação.
        Já foi-se o tempo em que ao final de toda a muda medicavam-se os pássaros com vermífugo. Hoje em dia, com a tecnologia avançada, visando poupar a saúde de seu Trinca Ferro ou do seu Coleirinha, faça antes um exame de fezes para ver se está com vermes e qual eventualmente o está infestando. Há vermífugos com maior campo de ação, outros com menor campo. A sugestão da Dra. Stella Mares do vermífugo para humanos do Licor de Cacau é uma boa indicação, uma gota em 50 ml durante um dia, devendo repetir a dosagem passados  15 (quinze) dias. Este vermífugo natural, diferentemente de outros, não mata os vermes e os deixa no organismo do pássaro com as toxinas, ele adormece e o verme sai junto com as fezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão!